logo Agência Brasil
General

INSS: número de pedidos de devolução de valores chega a 2,23 milhões

Balanço mostra que só 55 mil beneficiários tinham autorizado débitos.
Baixar
Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional
28/05/2025 - 10:44
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Subiu para 2.233.000 o número de aposentados e pensionistas que pediram a devolução do dinheiro descontado sem autorização no contracheque. De acordo com o balanço de duas semanas, divulgado nessa terça-feira (27/5) pelo INSS, apenas 55 mil tinham autorizado os débitos.

Do total de consultas realizadas sobre descontos de entidades associativas, nove em cada dez foram pelo “Meu INSS”. O resto foi no telefone 135.

Quarenta e uma entidades associativas foram contestadas pelos segurados. A partir da contestação, as entidades têm 15 das úteis para responder. Se não for comprovada a regularidade, o dinheiro deve ser ressarcido.

Os aposentados e pensionistas devem ficar atentos para não cair em golpes. A comunicação é só pelos canais oficiais, o aplicativo e site “Meu INSS”, pela Central 135 e, a partir de sexta-feira (30/5), nas agências dos Correios.

Ninguém do INSS ou dos Correios está autorizado a ir até a casa dos beneficiários. Também não é feito contato por Whatsapp, SMS ou e-mail, nem feita ligação por telefone.