Ministério da Saúde investigará aplicação de recursos federais em Itaguaí
O Ministério da Saúde vai realizar uma auditoria referente à aplicação dos recursos enviados desde 1º de janeiro de 2013 à prefeitura de Itaguaí, região metropolitana do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada ontem (4) pelo ministro, Arthur Chioro, após audiência com o deputado federal Alexandre Valle (PRP-RJ), em Brasília, quando recebeu informações sobre o setor de saúde da cidade.
A assessoria de comunicação do ministério confirmou que o ministro pedirá o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro na apuração da destinação da verba do ministério para Itaguaí na istração do prefeito Luciano Mota (PSDB). Mota é investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público estadual por suspeita desvio verbas dos royalties do petróleo e do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Valle, a cidade tem orçamento de R$ 770 milhões, mas faltam postos de saúde remédios e médicos. Servidores em greve estão acampados em frente à sede da prefeitura. A cidade tem cerca de 120 mil habitantes.
No gabinete do prefeito, a informação era a de que somente a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Itaguaí poderia comentar o caso, mas durante todo o dia ninguém da secretaria foi encontrado no telefone de contato.
