Agência da ONU cria redes globais para a cooperação Sul-Sul
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) está construindo redes globais de grupos de reflexão para criar uma melhor política e âmbitos legais para a cooperação Sul-Sul, disse um funcionário da ONU nessa segunda-feira (21). As informações são da agência de notícias chinesa Xinhua.
Xiaojun Grace Wang, conselheiro principal da Cooperação Sul-Sul e Triangular, disse que a ONU está trabalhando para estabelecer a Iniciativa de Pensadores Globais de Cooperação Sul-Sul, uma rede de coalizão de mais de 200 grupos de reflexão de países em desenvolvimento e desenvolvidos.
Wang disse que essa cooperação é importante para implementar a agenda de desenvolvimento sustentável para todo o mundo, mas devido ao desconhecimento dos ambientes legais e políticos, o potencial desse tipo de cooperação ainda está a ser desenvolvido.
Para enfrentar esse desafio, os grupos de reflexão podem oferecer soluções, recursos e um apoio global para conectar redes de grupos de reflexão entre si e reunir recursos e conhecimentos, pois juntos sabem que esta é uma grande necessidade, disse Wang.
O conselheiro fez as declarações em um evento especial realizado na sede da ONU para discutir como grupos de reflexão podem ajudar com a criação de um ambiente oportuno para a cooperação Sul-Sul, fornecendo aconselhamento profissional com base em pesquisa de alta qualidade.
Segundo ele, a coalizão global conduzirá pesquisa colaborativa, produzindo conhecimento para informar a política de cooperação Sul-Sul. A iniciativa também fornecerá recomendações políticas e serviços de consultoria para apoiar os programas de cooperação Sul-Sul, acrescentou.
A cooperação Sul-Sul visa a troca de recursos de intercâmbio, tecnologia e conhecimento entre países em desenvolvimento.

