Cerca de 1,9 mil municípios terão novas equipes e serviços de saúde

Cerca de 1,9 mil municípios brasileiros receberão quase quatro mil novas equipes, serviços, programas e incentivos para atender a saúde primária da população. Segundo o Ministério da Saúde, o foco das novas contratações é apresentar o Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem em cidades que mais precisam de atendimento médico.
Os investimentos serão de R$ 362 milhões neste ano e de R$ 640,4 milhões em 2026.
Os municípios têm até junho para concluir a inscrição das novas equipes no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
As novas contratações são de equipes de Saúde da Família, de Atenção Primária, de Saúde Bucal, de Atenção Primária Prisional e de Consultório na Rua.
A portaria publicada no Diário Oficial da União também prevê o credenciamento de duas novas unidades básicas de Saúde Fluvial. São grandes embarcações adaptadas para assistência de saúde ribeirinha na Amazônia Legal e no Pantanal sul-mato-grossense.
Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das novas equipes vai atuar nas unidades básicas de saúde. Atualmente, existem mais de 53 mil equipes de Saúde da Família homologadas e pagas pela pasta.
*Com supervisão de Rafael Gasparotto




