Roraima terá segundo turno entre Suely Campos e Chico Rodrigues
Diferentemente do informado, o estado de Roraima terá segundo turno na eleição estadual. Durante o dia, os votos para a candidata Suely Campos (PP) não foram computados e, por isso, Chico Rodrigues (PSB) foi considerado eleito governador. No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) informou há pouco que os votos para Suely Campos não haviam sido computados pelo sistema oficial de divulgação dos resultados porque o registro da candidata só foi aprovado na última quinta-feira (2). Segundo o TRE, não houve tempo hábil para inserir no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) os dados da candidata. No entanto, os votos agora estão sendo divulgados pelo TRE-RR.
De acordo com o TRE, com 96,78% das urnas apuradas, Suely Campos aparece em primeiro lugar, com 96.684 do total de votos; Chico Rodrigues (PSB) vem em segundo, com 87.782 votos; e Ângela Portela (PT), com 42.332 votos. Com esse resultado, Suely Campos e Chico Rodrigues vão disputar o segundo turno.
Suely foi anunciada, no dia 13 de setembro, como substituta de seu marido, Neudo Campos (PP), que concorria ao governo de Roraima. A candidatura de Neudo Campos foi rejeitada pela Justiça Eleitoral de Roraima, em função de uma condenação por peculato e rejeição de contas pelo Tribunal de Contas de União (TCU). A candidata já ocupou vários cargos públicos: foi deputada federal, de 2009 a 2012, vice-prefeita de Boa Vista e secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social.
Engenheiro agrônomo, especializado em políticas públicas e desenvolvimento rural e urbano, Chico Rodrigues conquistou o primeiro mandato como vereador em Boa Vista (RR), em 1988. Foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos (1991, 1995, 1999, 2003 e 2007) e, nas últimas eleições, em 2010, se candidatou vice-governador na chapa encabeçada por Anchieta pelo DEM. O político também foi filiado ao PMDB e migrou para o PSB depois de um convite feito por Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco morto em um acidente aéreo este ano. Rodrigues comandou, em 1983, a Secretaria de Estado da Agricultura do estado e coordenou a Comissão de Planejamento Agrícola em Roraima. Entre 2012 e 2013, ocupou o cargo de secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
Suely Campos tornou-se candidata ao governo de Roraima após o marido, Neudo Campos (PP), ter a candidatura rejeitada pela Justiça Eleitoral de Roraima, em função de uma condenação por peculato e rejeição de contas pelo Tribunal de Contas de União (TCU). Suely, de 61 anos, disputa pela primeira vez o governo do estado.
*Matéria atualizada às 22h38 para acréscimo de informação



