Festival de Teatro de Brasília será realizado virtualmente
São 25 anos de história e 21 edições. E em tempo de pandemia do novo coronavírus, o Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, precisou se reinventar. Pela primeira vez, o evento terá um módulo virtual, que começa nesta terça-feira (1º) e vai até 11 de dezembro.
Segundo a diretora artística do festival, Carmen Moretzsohn, apesar das dificuldades financeiras do período, os artistas não deixaram de produzir e de se expressar.
Nesta edição do Cena Contemporânea, os trabalhos trazem novas linguagens e novos formatos. Alguns foram criados especialmente para o ambiente virtual e para o festival internacional, como videoarte, intervenções virtuais por aplicativos e teatro virtual.
A atriz Elisa Carneiro, do Grupo Teatral Celeiro das Antas, do Distrito Federal, ressalta o desafio de estar fora dos palcos e de atuar nesse formato digital.
O professor de teatro Benetti Mendes costuma acompanhar todos os anos o Cena Contemporânea. Ele fala da expectativa com a edição virtual.
O módulo virtual do Festival Internacional de Teatro de Brasília será exibido gratuitamente no site cenacomteporanea.com.br em diversos horários. A programação do evento pode ser conferida nesse mesmo site.
Foram selecionadas para o evento produções da França, Espanha, Inglaterra, México, Estados Unidos, Moçambique e Alemanha, além de projetos de diferentes estados brasileiros.
A organização do Festival tem a expectativa de realizar o segundo módulo entre 25 de maio e 06 de junho de 2021, mesclando apresentações ao vivo e virtuais.
* Produção de Michelle Moreira




