Sítio Roberto Burle Marx agora é Patrimônio Mundial da Humanidade
O Sítio Roberto Burle Marx, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, agora é Patrimônio Mundial da Humanidade. O título, na categoria paisagem cultural, foi anunciado nesta terça-feira (27) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A candidatura brasileira é uma das que foi analisada na 44ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, que está sendo realizada, desde sábado (24) até o dia 31 de julho, na cidade de Fuzhou, na China.
O espaço de 407 mil metros quadrados de área florestal abriga coleção com mais de 3,5 mil espécies de plantas tropicais e subtropicais.
Uma postagem no Instagram do Sítio diz que a inclusão na lista de patrimônios mundiais significa que estes bens tão especiais para o Brasil são também de valor universal excepcional para a humanidade.
Em entrevista à TV Brasil, a diretora do Sítio Roberto Burle Marx, Cláudia Storino, definiu o local como uma obra de arte, onde as paisagens são o elemento de maior destaque, ligando todo o conjunto com a sua poderosa personalidade.
Agora, o Sítio Burle Marx é o terceiro bem na cidade do Rio de Janeiro inscrito na lista do Patrimônio Público Mundial. Os outros dois são a paisagem do Rio e o Cais do Valongo. Ao todo no Brasil são 22.
O local está aberto à visitação de terça-feira a sábado. Por causa da pandemia de covid-19, as visitas devem ser agendadas. O telefone de contato é (21) 2410-1412.




