logo Radioagência Nacional
Cultura

Mostra de Cinema Antimanicomial começa nesta sexta-feira (16)

Evento acontece no Cine Brasília até domingo (18)
Baixar
Pedro Lacerda, da Rádio Nacional
15/05/2025 - 21:34
Brasília
Cerimônia de abertura do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Começa, nesta sexta-feira (16), a 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do Distrito Federal Raquel Franca, no Cine Brasília. O evento vai até domingo (18) e tem como proposta ampliar o olhar sobre direitos humanos e saúde mental por meio do cinema e da arte.

A programação inclui exibições de filmes, intervenções artísticas, feira de economia solidária e rodas de conversa. O nome da mostra se refere a Raquel Franca, jovem negra que morreu em um leito de manicômio no natal de 2024, internada por desamparo social, não por diagnóstico clínico.

Organizada pelo Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF, com apoio de diversos coletivos de cultura e arte, a mostra faz parte de uma agenda de manifestações e eventos do 18 de maio, quando é celebrado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

O programa Espaço Arte, da Rádio Nacional, conversou com os coordenadores da mostra, Luiz Alberto Araújo e Yasmin Adorno, além da ex-paciente de saúde mental do SUS, envolvida no evento, Samantha Larroyed.

Luiz Alberto Araújo explicou que o tema saúde mental não se restringe ao atendimento psicológico especializado:

"Saúde mental não a apenas por você ter o a um psicólogo, a um psiquiatra. Saúde mental a por qualidade de vida. Ela a por uma sociedade mais justa, a por você ter uma dignidade de vida, seja de alimentação, moradia, transporte, lazer, educação", afirmou.

A mostra também contará com a participação de Samantha Larroyed, que ou por diversos hospitais psiquiátricos e conta sua história e os estigmas que enfrentou. 

A programação completa do evento está disponível na página do Cine Brasília.

x