A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) vai buscar apoio internacional para ajudar o Brasil nos acolhimentos dos venezuelanos que chegam ao país.
O alto-comissário das Nações Unidas (ONU) para o tema, Filippo Grandi, esteve reunido com o presidente Michel Temer e prometeu apoio, no primeiro momento, para assistência humanitária e também ajuda de longo prazo para um programa de interiorização de venezuelanos no Brasil.
O representante da ONU afirmou que cerca de 24 mil venezuelanos já pediram asilo formal ao Brasil, mas que esse número não representa o total de pessoas que entraram no país.
Segundo estimativa da prefeitura de Boa Vista, capital de Roraima, que faz fronteira com a Venezuela, mais de 40 mil pessoas do país vizinho chegaram a cidade, o que representa 10% da população local.
O comissário da ONU para refugiados está no Brasil para participar em Brasília de encontro, que termina nesta terça-feira, com representantes de 36 países para discutir a situação de refugiados na América Latina e no Caribe.





