logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Prefeitura do Rio de Janeiro distribui peixes para famílias vulneráveis

Enfrentamento à pandemia
Baixar
Tâmara Freire
23/04/2020 - 15:29
Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai distribuir cerca de 2,5 toneladas de tilápias para famílias vulneráveis do município que foram afetadas pelos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus.

 

Os peixes, criados em cativeiro, serão a primeira entrega desse tipo feita pelo programa “Hortas Cariocas” que, desde o mês ado, já distribuiu cerca de quatro toneladas de verduras e legumes nas mais de 40 comunidades em que atua.

 

Até o final deste mês, a expectativa é que essa quantia chegue a seis toneladas. A introdução da tecnologia de aquaponia, que é cultivo de vegetais associado com a criação de peixes em tanque, visa a preencher a necessidade de proteína no cardápio das famílias beneficiadas.

 

A primeira leva de peixes entregues, no entanto, é uma doação da empresa que vai fornecer os equipamentos necessários para a cultivo do pescado. No momento, a tecnologia está sendo montada em projeto piloto em uma horta, no bairro de Jacarepaguá, zona oeste carioca.

 

A conclusão da instalação dos dez tanques está prevista para meados de maio. As próximas hortas a receber a tecnologia de criação de peixes serão as do Centro Municipal de Agroecologia e Produção Ogânica, no Parque de Madureira, na zona norte; Morro do São Carlos, no centro da cidade, e um conjunto habitacional em Guadalupe, subúrbio carioca.

x