logo Radioagência Nacional
Economia

Confiança dos empresários recua 2,5 pontos em janeiro

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
01/02/2022 - 12:05
Rio de Janeiro

A confiança dos empresários na economia do país recuou 2,5 pontos em janeiro e atingiu 91,6 pontos, em uma escala que vai de zero a 200. É o menor nível desde abril de 2021, quando o ICE, Índice de Confiança Empresarial, alcançou 89,6 pontos.

De acordo com os dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Fundação Getulio Vargas, o indicador mostrou ainda uma piora expressiva, em janeiro, nas avaliações sobre a situação atual e nas expectativas para os próximos meses.

Com estes resultados, os dois índices registram recuos pela terceira vez consecutiva.

Na avaliação do superintendente de estatísticas da Fundação, Aloisio Campelo Jr, o movimento de queda do ICE começou com a Indústria e aos poucos se estendeu a todos os segmentos.

Para ele, este resultado deve-se à piora do quadro sanitário, com o aumento do número de casos da variante ômicrom e é preocupante, já que os segmentos mais dependentes de consumo presencial empregam muito e somente agora estavam conseguindo retornar a níveis de confiança comparáveis com os do período pré-pandemia.

O ICE consolida os índices de confiança dos quatro setores abordados pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

E, em janeiro, houve recuo da confiança de todos os setores pesquisados, sendo que a queda mais intensa foi em Serviços.

x