Olimpíada de Educação Financeira tem mais de 4 mil escolas inscritas

Quatro mil escolas, de 1.825 municípios, já se inscreveram para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) deste ano. As inscrições vão até o dia 1º de setembro e podem ser feitas pelo site da competição.
São Paulo é o estado com mais instituições inscritas: 550. Em segundo lugar, vem o Rio de Janeiro, com 364 instituições inscritas, seguido do Ceará, com 348 e do Piauí, com 333.
Paulo Marques, coordenador-geral do Tesouro Direto, destaca a importância da educação financeira durante a fase de aprendizagem de crianças e adolescentes.
"É importante a gente trazer esse assunto para dentro da escola, porque hoje os alunos estão muito suscetíveis a muitas informações que chegam pelas redes sociais e muitas vezes eles não estão preparados para lidar com esse assunto ou ter um julgamento adequado com relação a isso. Um exemplo clássico disso é com relação ao mundo das bets. A gente vê que esse assunto aparece cada dia mais relacionado ao meio esportivo etc. Esse assunto, a gente traz também dentro da OLITEF, para que as crianças entendam que investimento é uma coisa, diversão é outra. E esses conceitos, quanto mais cedo a gente começa a discutir, mais fácil vai você consolidar isso na cabeça da criança do adolescente para que eles tomem melhores decisões no futuro."
A expectativa é que, na edição de 2025 da OLITEF, as escolas indiquem cinco milhões de estudantes para participar da competição, afirma Paulo.
Todos os estudantes cadastrados pelas escolas na plataforma terão o gratuito ao material preparatório. A edição de 2024, a primeira realizada, contou com mais de 540 mil alunos. Mais de 61 mil receberam medalhas de participação.
A OLITEF tem o objetivo de promover a educação financeira entre alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio. A prova será aplicada no dia 9 de setembro.
*Com supervisão de Roberto Piza





