As multas foram emitidas nos primeiros sete meses de 2014. A Secretaria de Transportes informou que o número de flagrantes aumentou nas últimas semanas porque foi criado um cronograma semanal de fiscalização em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), que atua na região do entorno. Nas ruas da cidade é tarefa fácil embarcar em ônibus, vans e até carros de eio que transportam ageiros ilegalmente.
O professor de Engenharia da Universidade de Brasília e especialista em mobilidade, Paulo César Marques, concorda que a baixa quantidade e qualidade do serviço público é o motivo pelo qual o transporte pirata ficou tão comum no DF e no entorno. Até mesmo a Secretaria de Transportes acredita que a melhor forma de acabar com a pirataria é melhorando o serviço público.O subsecretário de Fiscalização da Secretaria, Fernando Pires, aposta no sistema que está sendo implantando há mais de um ano. Enquanto isso, a população continua enfrentando, todos os dias, ônibus lotados, diariamente, e se arriscando em transportes ilegais. Na semana ada, um grupo assaltou motorista e ageiro de um carro pirata na BR-020. As vítimas foram deixadas em um matagal em Planaltina de Goiás.
E quem pratica o transporte pirata é multado em, pelo menos R$ 2 mil. O carro é apreendido e o motorista pode responder por exercício ilegal da profissão.




