O Distrito Federal apresenta o pior desempenho de cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família. É o que aponta o estudo feito pelo CFM -Conselho Federal de Medicina, com base em relatórios resumidos de execução orçamentária apresentados à Secretaria do Tesouro Nacional, em 2013.
Segundo o CFM, o índice de cobertura populacional por Equipes de Saúde da Família no DF é de 20,06%. Já a Secretaria de Estado e Saúde diz que o programa cobre até 30% da população.
De acordo com a subsecretária de Atenção Primária do DF, Rosalina Sudo, atualmente são duzentas e cinquenta e nove equipes da Estratégia Saúde da Família no Distrito Federal. Cada equipe atende cerca de três mil famílias.
Rosalina reconhece que o serviço ainda não é ideal. Segundo ela, seriam necessárias seiscentas e cinquenta e uma equipes.
Embora a Estratégia Saúde da Família seja um modelo assistencial de atenção primária à saúde, a subsecretária ressalta que esse serviço não se resume ao programa. Segundo ela, se além dos atendimentos da Estratégia Saúde da Família forem considerados os centros de saúde tradicionais, a cobertura de atenção primária no DF chega a 70%.




