Um programa nacional de combate à Mosca das Frutas está sendo elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é integrar as iniciativas já existentes para o controle, erradicação e vigilância desta praga que é uma das que mais afetam a fruticultura no país. Para a sanidade vegetal, a mosca pode ser comparada à febre aftosa, em termos de preocupação para os produtores.
O ano de 2015 será para discussão técnica, e o objetivo do Ministério é criar um grupo de especialistas que deve funcionar como apoio às estratégias e eixos definidos.
O programa nacional, conduzido pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério, pretende fortalecer a produção de manga, uva, mamão, melão e outras frutas que são cultivadas em pequenas e médias propriedades rurais, para o mercado interno e de exportação.
A Mosca das Frutas se alimenta da polpa dos frutos e possui muitos hospedeiros, causando bastante prejuízo. O departamento de Sanidade Vegetal estima que as perdas com a praga giram em torno de R$ 180 milhões. Só com a mosca da Carambola, restrita aos estados do Amapá e Roraima, já são gastos anualmente R$ 6 milhões para mantê-la sob controle.





