Noventa e dois por cento das vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas por profissionais registrados no CRM, Conselho Regional de Medicina, nas três chamadas para este ano.
A última fase de seleção para os profissionais brasileiros autorizou quase 700 médicos no Programa, e eles já começaram a atuar no mês de março. Das mais de quatro mil vagas disponíveis, 3.830 foram preenchidas pelos brasileiros. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, atribui o alto índice a incentivos e à recomendação entre os profissionais.
SONORA
A região com o maior percentual de preenchimento foi o Nordeste, com 95% das vagas ocupadas: cerca de 70 ainda estão abertas para os médicos brasileiros sem cadastro no Conselho de Medicina.
A Região Norte teve a menor taxa de ocupação, com 68% das mais de quatrocentas vagas oferecidas. Nos 35 distritos indígenas, na região, 13 já têm médicos atuando.
Arthur Chioro disse que as críticas feitas ao Programa devem ser construtivas. Mas que não podem ser fruto de batalhas políticas.
SONORA
Em todo o Brasil, restam ainda 286 vagas, que devem ser preenchidas até o dia 20 deste mês pelos brasileiros que se formaram fora do país. Depois desse prazo, as vagas remanescentes serão oferecidas para os médicos estrangeiros entre os dias 5 e 15 de maio.
De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a partir do segundo semestre deste ano, as inscrições para o Mais Médicos vão estar abertas a cada três meses, para o preenchimento de vagas de profissionais que tenham desistido.




