O primeiro fim de semana da Operação Verão terminou com cerca de 50 crianças e adolescentes recolhidos na Zona Sul e no Centro do Rio de Janeiro com o auxílio de equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Desses, 38 foram levados para abrigos do município após a avaliação de que estavam em situações de risco social. Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a atuação das equipes em conjunto com o trabalho das forças policiais apresentou bom resultado.
Adolescentes foram retirados pela Polícia Militar de dentro de ônibus, que se dirigiam à Zona Sul da cidade porque estavam desacompanhados e não tinham dinheiro para pagar a agem. A Polícia Militar também prendeu três homens por portarem armas brancas. O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, defendeu a operação para combater os assaltos nas praias.
A Operação Verão envolveu 700 policiais, além de agentes da Guarda Municipal, num esquema semelhante à de ocasiões, como reveillon. De acordo com o governo do estado, o reforço no policiamento da Zona Sul da cidade continuará sendo realizado em todos os fins de semana até o mês de março.





