Nesta quinta-feira (1º), a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, apresentou algumas iniciativas que o Brasil pretende adotar para reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa até 2030. Ela participou de uma audiência pública promovida pela Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional.
O governo pretende aumentar o uso de energia renovável, acabar com o desmatamento ilegal, restaurar e reflorestar 12 milhões de hectares de vegetação em território nacional. A meta de redução de emissões foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova York, no último domingo (27 de setembro).
O compromisso do Brasil integra a Contribuição Nacionalmente Determinada para o futuro acordo climático, que será negociado em dezembro, na XXI Conferência Sobre Clima da ONU, a COP-21, em Paris.
Todos os países que assinam a Convenção de Clima da ONU precisam apresentar metas, que apresentam o compromisso de cada governo para limitar o aumento da temperatura média global em até 2 graus Celsius.
Entre os objetivos específicos assumidos pelo país, está o de assegurar 45% de fontes renováveis na matriz energética. A média global é de apenas 13%.
Deputados e senadores aprovaram pedido de audiência pública com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, com data a definir.




