logo Radioagência Nacional
Geral

Governo anuncia plano de concessões para projetos da área de infraestrutura

Baixar
Danyele Soares
13/09/2016 - 16:29
Brasília

O Programa de Parcerias de Investimento (PPI) prevê a concessão de cerca de 30 projetos de infraestrutura em todo o país. A medida inclui áreas como portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrelétricas e distribuição de energia e foi lançada nesta terça-feira (13) pelo presidente Michel Temer.

 

Serão concedidos à iniciativa privada os aeroportos de Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Fortaleza (CE). Esses leilões vão acontecer nos primeiros meses do ano que vem. Na avaliação de Temer, a parceria privada é fundamental.

 

Sonora: “O poder público não pode fazer tudo. O poder público tem que ter a presença da iniciativa privada, sempre, volto a dizer, como agente indutor no desenvolvimento e produtor de empregos no país.”

 

Entre as outras as prioridades do programa, estão as ferrovias Norte-Sul, no trecho que liga Porto Nacional, no Tocantins, a Estrela d'Oeste, em São Paulo; a “Ferrogrão” que liga Sinop, em Mato Grosso, a Miritituba, no Pará; e a ferrovia que liga Ilhéus e Caetité, ambas na Bahia.

 

Também estão na lista as BRs 364/365, que ligam Minas Gerais e Goiás, e 101/116/290/386, que ligam as cidades gaúchas de Carazinho, Porto Alegre, Camaquã e Osório.

 

Para o setor produtivo, o plano deve aquecer a economia. Na avaliação do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o projeto vai melhorar a infraestrutura no Brasil e facilitar o escoamento da produção.

 

Há prioridades em relação aos terminais de combustíveis de Santarém, o Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (RJ), e as usinas hidrelétricas de São Simão, em Goiás, Miranda e Volta Grande, ambas em Minas Gerais.

 

O programa inclui ainda concessão de distribuição de energia elétrica nas cidades de Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR) e Manaus (AM), Teresina (PI) e Maceió (AL) e de áreas de mineração seguintes estados: Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, Pernambuco e Paraíba.

 

O programa pretende atrair investidores brasileiros e estrangeiros. Por isso os editais serão publicados em português e inglês.

x