O avião caiu na região de Antióquia, na Colômbia, a cerca de 30 quilômetros do aeroporto José María Córdoba, em Rio Negro, perto de Medellín. De acordo com a rede de TV Caracol, a aeronave, que transportava a delegação, perdeu o contato com a torre de comando quando sobrevoava a cidade de La Serra.
Segundo o aeroporto de José Maria Cordoba, a causa da queda o avião teria sido uma pane elétrica da aeronave boliviana LaMia Corporation. A delegação da Chapecoense inicialmente tinha a programação de voltar para Chapecó depois da partida contra o Palmeiras pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
E, de Chapecó, pegaria um voo fretado. Mas isso teria sido impedido pela Agência Nacional de Aviação Civil, uma vez que o voo deveria ser feito por uma empresa colombiana ou brasileira. Por isso, a Chapoeconese deixou São Paulo por Guarulhos, ontem à noite (28), por um voo comercial rumo à Bolívia. Depois, fez escala em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e seguiu de voo fretado para Medellín.
O local do acidente é de difícil o, montanhoso, chove no momento e faz frio. As buscas são complicadas. Helicópteros não conseguem chegar ao local. E o resgate de feridos está sendo auxiliado por moradores dea região em automóveis com tração nas quatro rodas.
Segundo os meios de comunicação locais, o prefeito de Medellín, Federico Gutierrez, informou que haveria 25 mortos. E uma ultima ifnformação, de acordo com a rádio Caracol, o chefe de Polícia de Antióquia, José Azevedo, há pelo menos 75 mortos.
A primeira partida da final ocorreria nesta quarta feira (30) e está suspensa pela Conmebol, a entidade que controla o futebol sul-americano e responsável pela organização da competição.
A Chapecoense foi fundada em 1973 e, até 2009, estava na série B do Campeonato Brasileiro. O clube se acertou financeiramente, subindo, e está na primeira divisão há três anos e participava pela primeira vez de uma decisão internacional. Também era o primeiro clube catarinense numa partida internacional.
* A participação do repórter foi ao vivo no Repórter Brasil, da Rádio Nacional




