logo Radioagência Nacional
Geral

Rio inclui febre amarela no calendário oficial de vacinação

Saúde
Baixar
Joana Moscatelli
14/03/2017 - 09:30
Rio de Janeiro

A imunização contra a febre amarela agora faz parte do calendário oficial de vacinação do Rio de Janeiro. Segundo o secretário municipal de Saúde Carlos Eduardo, em 15 dias, 233 postos de saúde da cidade vão receber 1,5 milhão de novas doses da vacina.


Sonora: “É um processo profilático de vacinação, que ocorrerá o ano inteiro. As vacinas estarão em  número adequado. Nós aremos de dezenas de unidades que têm a vacina disponível para centenas.”

 

Mas o secretário reforçou que não se trata de nenhuma situação de emergência e que a prioridade na vacinação é para as pessoas que vão viajar para áreas de risco.

 

Sonora: “A prioridade nos próximos 15 dias continua sendo para as pessoas que vão viajar para as áreas de risco. Não se trata de emergência. É uma medida de prevenção para que a população fique tranquila em relação à febre amarela.”


No último sábado, o estado do Rio de Janeiro pediu ao Ministério da Saúde para ser incluído na área de recomendação de vacina contra a febre amarela.

 

Até agora, não houve registro da doença no estado, mas a Secretaria resolveu estender a vacinação para os 92 municípios do Rio de Janeiro como medida preventiva.

 

A vacinação já estava sendo adotada em 30 municípios vizinhos aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde já foram registrados casos da doença. Podem se vacinar bebês com mais 9 meses e pessoas de até 60 anos de idade.

x