25 de agosto é dia do soldado, uma homenagem a Duque de Caxias.... Mas hoje vamos contar a história de três militares da Força Expedicionária Brasileira que foram lembrados na música "smoking snakes", em português "cobras fumando", da banda Heavy Metal "Sabaton", conhecida por ter letras ligadas a guerras históricas.
A letra conta a última batalha dos mineiros, Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Rodrigues de Souza e Geraldo Baêta da Cruz que lutaram na Segunda Guerra Mundial.
O brasão que usavam no ombro era uma cobra com um cachimbo na boca.
Eles se perderam do grupo em um combate na cidade italiana de Montese, e no caminho deram de cara com um pelotão nazista com 100 homens.
Os brasileiros receberam ordens para se render, mas continuaram em combate até ficarem sem munição e serem mortos.
A coragem foi tanta que os alemães reconheceram a bravura dos militares, que acabaram recebendo as honras do exército alemão.
irado pela resistência. o comandante nazista, à época, mandou enterrá-los e colocar sobre a cova uma cruz com a inscrição: "Três Heróis Brasileiros".
Quando a guerra acabou, os corpos dos soldados foram trazidos para o cemitério de Pistóia, na Itália, e depois para o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
História Hoje: Programete sobre fatos históricos relacionados a cada dia do ano. É publicado de segunda a sexta-feira. e aqui as edições anteriores.
Pesquisa e redação: Kariane Costa





