Secretários municipais e pessoas ligadas ao setor de licitações da Prefeitura de Marituba, região metropolitana de Belém, foram presos nessa quarta-feira (25), em operação da Polícia Civil do Pará.
A ação combate desvios de recursos públicos e corrupção.
Ao todo, foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, seis contra servidores e ex-servidores da Prefeitura e três contra empresários da região.
Os agentes também cumpriram nove mandados de busca e apreensão e mais de R$ 90 milhões foram bloqueados em contas bancárias dos envolvidos.
De acordo com a Polícia Civil, um dos crimes investigados é o suposto desvio de recursos em contrato de instalação e manutenção de iluminação pública, em Marituba. A empresa I.P Neves teria ganho a licitação com fraude e estaria prestando o serviço de forma parcial e superfaturada.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e estão a disposição da Justiça.
Esta é a segunda fase da Operação Presépio. A primeira foi deflagrada em março deste ano, quando foram cumpridos 42 mandados judiciais.
A Prefeitura de Marituba informou, em nota, que está solidária à ação da polícia, que tem total interesse em esclarecer os fatos e que se coloca à disposição para ajudar nas investigações.
Até o fechamento desta edição, a empresa I.P Neves não respondeu aos contatos da reportagem.





