Ao menos 11 pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Federal contra tráfico internacional de drogas, nesta quarta-feira (10).
A quadrilha investigada transportava cocaína em contêineres de navios que seguiriam para a Europa.
Nove suspeitos foram presos no Rio, um em João Pessoa, na Paraíba; outro em Natal, no Rio Grande do Norte. Este último é um empresário, principal alvo da ação, considerado pela Polícia Federal um dos chefes da quadrilha.
Entre os presos, estão estivadores, que trabalhavam recebendo a carga do navio, e funcionários da concessionária MultiRio, que opera o terminal do Porto carioca.
As investigações tiveram início a cerca de um ano. De acordo com chefe da delegacia de repressão a drogas, André Santana, desde janeiro, cerca de duas toneladas de cocaína foram apreendidas no Rio.
Ele informou, ainda, que a operação foi antecipada porque agentes detectaram uma movimentação suspeita na região do Porto.
Ainda como parte da operação, os policiais encontraram 10 quilos de maconha e U$ 32 mil, em Copacabana, zona sul da cidade.
A ação contou com o apoio da Receita Federal e da Aeronáutica e a participação de 200 policiais federais.
Além de 18 mandados de prisão temporária, a operação também teve o objetivo de cumprir 22 mandados de busca e apreensão nos três estados.





