logo Radioagência Nacional
Geral

Secretaria autua mineradora por deslizamento de rejeitos em município do Maranhão

Meio Ambiente
Baixar
Michelle Moreira
06/11/2018 - 19:20
Brasília

A Defesa Civil do Maranhão descartou a possibilidade de novo deslizamento de dejetos da mineradora Aurizona, em Godofredo Viana, a cerca de 200 quilômetros da capital São Luís.

 

O incidente aconteceu no último domingo, no povoado que leva o mesmo nome da empresa e abriga cerca de quatro mil pessoas. O local fica distante da sede do município, e a única via de o ficou obstruída com o material. A empresa já fez a retirada do entulho e liberou o o.

 

Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil estadual, capitão Fernando Fernandes, agora a empresa precisa apresentar, até quarta-feira, um relatório minucioso sobre o acidente. Entre outros pontos, a mineradora tem que comprovar a inexistência de material químico entre os dejetos conforme vem alegando.

 

Ainda segundo o capitão, todas as informações fornecidas pela Aurizona serão analisadas por representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e da Defesa Civil.

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente disse que autuou a empresa pelo deslizamento e solicitou que a mineradora apresente as medidas de recuperação das áreas possivelmente afetadas pelo deslizamento. Afirma ainda que técnicos da instituição fazem uma análise dos possíveis impactos ambientais.

 

A reportagem não conseguiu contato com a mineradora Aurizona.

x