MPF divulga alerta sobre tentativas de invasão à Terra Indígena Marãiwatsédé
O Ministério Público Federal em Mato Grosso publicou um alerta sobre possíveis novas tentativas de invasão da Terra Indígena Marãiwatsédé, do povo xavante.
De acordo com o MPF, qualquer ação deste tipo receberá resposta enérgica dos órgãos e agentes estatais.
O esclarecimento veio após manifestações sobre possibilidade de revisão da demarcação e articulação para invasão da área da Terra Indígena Marãiwatsédé, na região de Barra do Garças, que é homologada desde 1998.
A área já sofreu desgastantes embates judiciais e em 2012 ou por um processo de desintrusão para retirada de ocupantes ilegais.
Na Terra Indígena, a tensão é grande. De acordo com o padre Aquilino Surui’á, também indígena xavante, diversas reuniões estão sendo realizadas no município de Alto Boa Vista com o objetivo de planejar os ataques.
Os xavante, por outro lado, estão se organizando para impedir qualquer tentativa de entrada na área.
Sonora: "Nós estamos nos articulando, fazendo essa documentação, pra que nossa luta seja reconhecida pelas autoridades, da Funai ou de outros órgãos."
Em nota, o Ministério Público ressaltou que os envolvidos podem ser responsabilizados civil e criminalmente.
O Ministério da Agricultura, pasta agora responsável pelas demarcações de áreas indígenas, ainda não respondeu aos contatos da reportagem para comentar a situação.





