logo Radioagência Nacional
Geral

Polícia apreende jovem suspeito de estar planejando atentado em escola no Rio

Investigação
Baixar
Ícaro Matos
19/03/2019 - 08:44
Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou que apreendeu, nessa segunda-feira (18), um adolescente que estaria se preparando para cometer um atentado em uma escola pública na capital fluminense.

 

De acordo com a corporação, o caso foi aberto após denúncias de conhecidos do jovem, que receberam mensagens dele, falando sobre um ataque que ele pretendia realizar em seu antigo colégio, localizado na Praça da Bandeira, zona norte da cidade.

 

Foi aberta uma investigação de urgência e os agentes descobriram que o adolescente publicou fotos com arma de fogo e detalhes de seu plano de ação na internet, incluindo a rota de fuga, pois ele relatou que não pretendia se matar, como fizeram os autores do ataque à uma escola em Suzano, no interior de São Paulo.

 

Também foi constatado que o jovem ava a deep web, área da Internet de o e que tem pouca regulamentação. Lá, ele participava de sites de debates sobre atentados em ambiente escolar.

 

Segundo a Polícia Civil, o ataque seria realizado nesta quarta-feira (20), exatamente um mês antes do aniversário de 20 anos do massacre na Columbine High School, escola de ensino médio no estado do Colorado, nos Estados Unidos, onde dois alunos mataram doze colegas, um professor e depois cometeram suicídio.

 

Após reunir todos esses elementos, a Polícia Civil solicitou ao plantão judiciário o mandato de busca e apreensão do menor e de computadores e celulares pertencentes a ele.

 

O adolescente foi detido em uma grande operação, no Morro da Providência, na zona portuária do Rio. A ação teve inclusive o apoio de um helicóptero e da Coordenação de Recursos Especiais (Core), considerada a tropa de elite da Polícia Civil do Rio.

 

O jovem vai responder por fatos análogos aos crimes de associação criminosa, posse de arma e ameaça.

x