Como diz Chico Buarque na música Pedaço de Mim, “saudade é o revés de um parto, saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu!”
Pois é , quando o sentimento de perda é coletivo, fica ainda mais difícil lidar com a morte! Tanto assim que, desde ontem, com a reabertura Escola Raul Brasil, palco do massacre que matou 10 pessoas em Suzano, na grande São Paulo, na última 4a feira, ao invés de palavras de consolo, a Diretoria do colégio optou por recepcionar funcionários e alunos com flores e abraços!
Numa tentativa de vencer a emoção alguns se apressaram em reaver suas mochilas e outros tantos objetos pessoais que foram deixados para trás no momento em que os assassinos invadiram a escola. Contudo, de acordo com o cronograma divulgado pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, a partir de hoje é que vão começar as atividades de acolhimento.
Psicológos já se encontram a postos para receber a comunidade escolar. E nós aqui, também vamos nos valer da psicologia para aprender a lidar com o luto, seja ele individual ou coletivo. Nossa amiga Lydia Rebouças, vice-reitora da Unipaz, além de psicóloga é tanatóloga, ou seja, ela faz uso do conhecimento científico para melhor lidar com as transformações que a perda de alguém querido provoca em nosso corpo e na nossa alma ! Seja muito bem acolhida pela audiência do nosso programa!
Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. e aqui as edições anteriores.




