logo Radioagência Nacional
Geral

No Rio de Janeiro, Grito dos Excluídos é marcado por ato simbólico

O tema da 26ª edição do evento é "A vida em primeiro lugar"
Baixar
Cristiane Ribeiro
07/09/2020 - 13:04
Rio de Janeiro

A tradicional caminhada do Grito dos Excluídos neste dia 7 de setembro, no centro do Rio de Janeiro, se transformou em um ato simbólico no Largo da Carioca, também no centro da capital fluminense.

Nesta 26ª edição, o tema é "A vida em primeiro lugar" e o Largo da Carioca foi escolhido pelos movimentos populares que organizam a marcha no estado porque é ali que desde o início da pandemia, voluntários e integrantes de organizações sociais distribuem comida para a população de rua.

A movimentação de pessoas começou cedo e logo uma imensa fila se formou para receber a quentinha, que nesta segunda-feira (7) foi uma feijoada preparada com alimentos produzidos pela agricultura familiar em assentamentos organizados pelo MST no estado.

O ato vai terminar às 19h com a projeção em um prédio do centro de imagens produzidas pelo artista plástico Brunner. Ele usa caixas de fósforo para falar de cidadania.

Na projeção, as caixas ficão enormes e ganham uma função de compartilhamento do fogo, como transformação, ou da luz para que as pessoas que vivem à margem da sociedade possam ser vistas.

 

x