Polícia Federal investiga desvios em recursos para combate à covid-19
A Polícia Federal realizou nesta terça a Operação Contágio para apurar desvios de recursos públicos destinados ao combate da covid-19. Foram realizadas cinco prisões e cumpridos 38 mandados de busca e apreensão.
De acordo com os investigadores, os desvios teriam ocorridos nos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, cidades da grande São Paulo e em Hortolândia, no interior paulista.
A investigação teve início a partir de informações da Controladoria Geral da União que tinha evidências de que a Organização Social contratada pelos municípios para fazer o trabalho não tinha capacidade técnica para a prestação de serviços na área da saúde.
O delegado Marcelo Ivo de Carvalho informou que a empresa contratada terceirizava o serviço para laranjas, que também eram empresas de fachada, e que várias delas possuíam endereço em imóveis abandonados.
A Polícia Federal estima que a empresa tenha firmado contratos no valor de mais de R$100 milhões. Segundo o delegado André Barbieri, foram descobertos, ainda, saques em dinheiro no valor no total de R$18 milhões, em retiradas fracionadas, uma tentativa para burlar os mecanismos de controle.
Em nota, a prefeitura de Embu das Artes afirmou que está colaborando com as investigações que estão sendo feitas sobre a empresa que presta serviço no município. As prefeituras de Hortolândia e Itapecerica da Serra não responderam até o fechamento da reportagem.
Com produção de Wesley Cerqueira.




