A Prefeitura do Rio de Janeiro avançou mais um o na flexibilização do decreto que estabelece as restrições para conter a pandemia de covid-19. Agora é permitido fazer atividades coletivas tanto em espaços públicos, quanto em áreas particulares. Isso inclui as praias, parques e cachoeiras. No entanto, a permanência nesses locais, apenas por lazer, ou além do tempo da prática esportiva, continua vetada.
A Prefeitura também estendeu o horário de funcionamento dos clubes sociais e esportivos, que am a funcionar das seis da manhã, até as nove da noite.
A nova redação do decreto reforça que a permissão é condicionada ao respeito das medidas de proteção a vida, que determinam o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização frequente das mãos. O texto também ressalta que as atividades coletivas não podem gerar aglomerações.
Nos últimos dias, a fila de pacientes aguardando leitos de internação tem caído no Rio. E, depois de ar de 100 em várias ocasiões, nesta quarta-feira havia 76 pessoas à espera de uma vaga.
A taxa de ocupação das UTIs é de 91%. E os dados das últimas 24 horas também preocupam, já que mais de 1.500 novos infectados foram confirmados, com 488 registros de casos graves e 181 óbitos.




