Um avião da Força Aérea Brasileira parte nesta segunda-feira (07) para buscar brasileiros que fugiram da guerra na Ucrânia. A operação também vai levar mais de 11 toneladas de doações.
De acordo com a FAB, a aeronave de modelo KC-390 Millenium decola às três horas da tarde da Base Aérea de Brasília. O destino é Varsóvia, capital da Polônia, onde deve chegar na quarta-feira. É lá que os brasileiros vão embarcar de volta ao país. O voo com os resgatados está previsto para chegar ao Brasil na quinta-feira.
O Itamaraty informou que, até o momento, cerca de 150 brasileiros conseguiram sair da Ucrânia e ir para países vizinhos, sobretudo Polônia e Romênia, com o apoio das Embaixadas do Brasil nesses países.
Há ainda cerca de 22 brasileiros que permanecem em solo ucraniano e têm interesse em sair do país. Antes do conflito, a comunidade brasileira na Ucrânia era de aproximadamente 500 pessoas.
Além do resgate, o voo vai levar mantimentos para ajuda humanitária. Na carga estão purificadores de água, kits com solar, 10 toneladas de alimentos e 5 kits de medicamentos para emergências médicas.
A Embaixada do Brasil em Varsóvia vai ajudar a encaminhar as doações para a Ucrânia.




