Subiu para quatro o número de mortos no norte do estado do Rio de Janeiro por causa da forte chuva que caiu na região na semana ada. Os municípios Carapebus, onde três pessoas morreram, e Conceição de Macabu, que contabiliza uma morte, foram os mais atingidos e as prefeituras decretaram situação de emergência.
O governo do estado informou que foram liberados recursos emergenciais para a compra de insumos e que foi montado um plano de emergência, com a participação de diversas secretarias para atender estas cidades e, desde sexta-feira, bombeiros, profissionais de saúde e de assistência social estão mobilizados para que a situação seja normalizada o mais rápido possível.
Segundo a Defesa Civil do estado, em Carapebus,1.600 moradores estão desalojados e 20 desabrigados. Na cidade vizinha de Conceição de Macabu são 457 desalojados e 5 desabrigados. Ao todo, 8 mil moradores foram afetados pelo temporal da semana ada.
As famílias já estão sendo cadastradas para receberem o benefício do aluguel social.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, mais de 1.300 itens de ajuda humanitária já foram entregues, entre eles estão colchões, travesseiros, cobertores, lençóis e fronhas.
E outros 1.500 itens de alimentos não perecíveis doados por voluntários, entre alimentos, leite em pó, água mineral, mantas, absorventes, peças de vestuário feminino e sandálias, também estão sendo entregues para os desalojados e desabrigados no norte fluminense.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais acompanha as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos do território fluminense, enviando alertas para as regiões, em caso de risco de desastres.
A semana na região começou com céu nublado a encoberto, com pancadas isoladas de chuva moderada.





