logo Radioagência Nacional
Geral

Beneficiários do INSS já podem contestar descontos indevidos

Procedimento será feito por aplicativo, site ou telefone 135.
Baixar
Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional
14/05/2025 - 09:29
Brasília
Brasília (DF), 03/11/2023, Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social. Edfício sede do INSS. Fachada do INSS. Setor de autarquia sul  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A partir desta quarta-feira (14/5), aposentados e pensionistas podem contestar descontos associativos feitos em contracheque. Basta ar o aplicativo “Meu INSS” com seu F e senha e clicar no serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Vai aparecer o nome da entidade e, também, as opções para que o beneficiário possa informar se autorizou ou não o débito. 

Ao clicar na opção de que não autorizou o desconto, vai aparecer a mensagem de que o pedido foi realizado com sucesso. Depois, as entidades associativas terão até 15 dias úteis para responder a contestação.

Também é possível contestar o desconto no site Meu INSS ou pelo número 135. O telefone atende de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários são após às 16h e aos sábados.

O INSS alerta que é importante acompanhar a resposta pelos canais de atendimento oficiais. Mas é preciso ter atenção com golpes! O Instituto não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou faz ligações para falar sobre reembolso.

Mais informações no site: meu.inss.gov.br.

 

x