logo Radioagência Nacional
Saúde

Gripe aviária: Brasil investiga seis casos suspeitos

São 2 casos suspeitos em granjas comerciais e 4 em criações domésticas
Baixar
Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
19/05/2025 - 16:48
Brasília
FILE PHOTO: Chickens sit in cages at a farm, as Argentina's government adopts new measures to prevent the spread of bird flu and limit potential damage to exports as cases rise in the region, in Buenos Aires, Argentina February 22, 2023. Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução
© Reuters/Mariana Nedelcu/Proibida reprodução

O Brasil investiga, nesta segunda-feira (19), seis suspeitas de gripe aviária. São dois casos em granjas comerciais, em Ipumirim (SC) e em Aguiarnópolis (TO), e outros quatro em criações domésticas para consumo próprio, em Nova Brasilândia (MT), Salitre (CE), Gracho Cardoso (SE) e Triunfo (RS).

O primeiro caso de gripe aviária em granjas comerciais do país foi confirmado na última quinta-feira (15) em Montenegro, no estado gaúcho. O segundo foco também foi identificado no estado, mas em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que, em 28 dias, o Brasil pode ficar livre da gripe aviária e voltar a exportar a países como a China.

"Se em 28 dias não houver nenhum outro caso confirmado no Brasil, nós podemos, baseado em ciência, dizer que o Brasil está livre de gripe aviária em todo o território nacional. O que pode acontecer é, em alguns países, retirar o bloqueio de outros estados e manter no Rio Grande do Sul, fazendo questionamentos pertinentes àquele ponto do foco, até se darem por satisfeitos e confiantes em reabrir aquele mercado."

Segundo Carlos Fávaro, a antecipação das exportações vai depender de ações transparentes e do surgimento de novos focos.

"Na medida que vai ganhando confiança, transparência em tudo. (Se) já se aram 10, 15 dias, e nenhum caso dos que foram levantados suspeitos se confirmou. (Se) não tem conexão com a granja do Rio Grande do Sul, por exemplo, e se ele não forneceu nenhuma carga de matéria-prima, de ovos para o estado de São Paulo. E no estado de São Paulo não tem nenhuma suspeita, ou outro estado, ou Mato Grosso, ou Goiás, é factível que a gente proponha aos compradores que restrijam aos casos do Rio Grande do Sul. É uma negociação diplomática que a gente vai atuar." 

Para conter a gripe aviária em Montenegro, foram instaladas cinco barreiras sanitárias e outras duas começam a funcionar ainda nesta segunda-feira. Foram vistoriadas 300 propriedades rurais e uma granja de recria de aves no raio de 3km e 10 km do foco da doença.

x