O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste sábado que sua viagem a Cuba vai servir para "construir um futuro de mais liberdade e mais oportunidade para o povo cubano". Marcada para 21 de março, a visita vai ser a primeira de um presidente americano a Cuba em quase 90 anos.
Ao abordar sua viagem à Cuba em seu pronunciamento semanal, Obama disse que no encontro com presidente Raúl Castro, vai falar dos progressos nas relações entre os dois países. Segundo ele, desde que os esforços para a reaproximação começaram, há mais de um ano, muita coisa foi feita.
Lembrando que a viagem foi possível graças aos esforços dos dois países, Obama disse acreditar que há um apoio mútuo e transbordante que constitui a melhor maneira de promover os interesses e os valores americanos e ajudar a melhorar a vida do povo cubano.
A viagem de Obama vem recebendo repetidas críticas de candidatos que se propõem a representar o Partido Republicano nas eleições de novembro deste ano.
Os principais adversários Donald Trump, Ted Cruz e Marco Rublo sugerem que Obama só aceite ir à Cuba depois de receber plenas garantias de que o país de Fidel Castro respeitará os direitos humanos.
Obama disse ainda que, no encontro com Raul Castro, vai reafirmar “valores universais como a liberdade de expressão, reunião e religião”. E para o povo cubano, Obama falou em espanhol.





