Texto auxiliar: O presidente norte-americano assinou ontem (25) decreto determinando a construção de um muro ao longo da fronteira dos Estados Unidos com o México. Com a decisão, ele cumpre uma de suas promessas de campanha mais enfática.
Reportagem: O presidente Donald Trump afirmou que existe uma crise na fonteira norte-americana e que a entrada de migrantes ilegais prejudica o México e os Estados Unidos. A construção do muro começa em alguns meses, e os contribuintes americanos vão pagar inicialmente pela obra.
Trump afirma que o país será reembolsado pelo governo mexicano. Autoridades do México disseram várias vezes que não aceitam pagar a conta. Trump também determinou o aumento da segurança nas fronteiras e a punição das cidades que liberarem imigrantes ilegais detidos.
As decisões são parte do projeto do presidente de reforçar a segurança interna nos Estados Unidos. A imprensa norte-americana tem publicado repetidamente que a Casa Branca planeja banir por completo a entrada de refugiados da Síria e estuda suspender o ingresso de pessoas do Oriente Médio, entre eles Irã e Iraque. O governo de Trump também estaria estudando reabrir centros de prisão fora do país.




