logo Radioagência Nacional
Inovação

Equipamento vai ajudar a monitorar focos de calor em áreas florestais

Aparelho multifuncional foi criado por pesquisadores do Amazonas
Baixar
Beatriz Evaristo
31/08/2020 - 10:42
Brasília

Do início do ano até agora, de acordo com dados Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou mais de 82 mil focos de calor. Quase metade deles na região amazônica.

Para auxiliar as equipes que combatem os incêndios florestais, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas estão desenvolvendo uma nova tecnologia.

Os cientistas trabalham na construção de um aparelho multifuncional, com um aplicativo para celular e uma plataforma de apoio à tomada de decisão, como explica o professor e coordenador do projeto, Jair Furtunato.

Essa inovação pode ajudar tanto no trabalho em campo quanto no planejamento de estratégias futuras a partir dos dados coletados, como detalha o professor.

O projeto foi realizado a pedido do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, que também garantiu a captação de recursos. Além de ter um custo menor do que os equipamentos usados atualmente, o professor Jair Furtunato explica uma das grandes vantagens dessa nova tecnologia.

No momento, os cientistas trabalham na construção do protótipo. Por causa da pandemia, o valor das peças, que vêm da China, aumentou e também houve atraso na entrega. Ainda assim, serão construídos três exemplares, que devem ficar em torno de R$ 8 mil cada. Em escala industrial, devem ficar mais baratos.

A previsão é que os testes sejam realizados a partir de janeiro do próximo ano, no Amazonas e no Distrito Federal e que o equipamento seja colocado para uso depois dos últimos ajustes em março de 2021.

 

* Áudio substituído para ajuste de informações

x