logo Radioagência Nacional
Política

Maia evita prognóstico sobre resultado da votação da denúncia contra Temer

Presidente da Câmara
Baixar
Monica Yanakiew
07/07/2017 - 15:11
Buenos Aires

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que está na Argentina participando do I Fórum sobre Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar, defendeu que a denúncia de Temer seja votada logo em plenário, até o recesso parlamentar, que começa no dia 17 de julho.

 

Sonora: “A minha vontade pessoal é encerrar esse assunto assim que ele sair da Comissão de Constituição e Justiça. Porque um processo desses não pode parar o país, com um parecer da comissão até o mês de agosto. É possível, inclusive, que a comissão encerre a votação no dia 17 de julho, com a LDO votada, no dia 18 já não posso mais votar a denúncia no plenário. Teria que esperar a primeira semana de agosto.”

 

Maia disse que Temer tem suficiente apoio parlamentar para evitar ser julgado, mas que a denúncia contra ele é grave e a situação continua indefinida.

 

Sonora: “O que tenho visto é que a maioria dos deputados não tem se posicionado. Então, é difícil se fazer uma análise mais correta do resultado, tanto na comissão, quanto no plenário, apesar de a probabilidade maior do presidente ter pelo menos 172 votos. Já que o governo tem uma base de 380 deputados. Mas como a maioria dos deputados não se manifesta, tem que analisar o por que os deputados não estão se manifestando. Se é por que não querem antecipar nada, nem pra um lado, nem pra outro. Os próximos dias serão decisivos para que a gente entenda melhor esse processo.”

 

Maia disse que a viagem a Argentina estava programa há mais de um mês, quando o presidente Michel Temer ainda não tinha definido que iria a Alemanha, para participar da reunião do G-20. E que ele não foi a Buenos Aires com o objetivo de evitar assumir a Presidência na ausência de Temer.

x