Congresso vai investigar ação de hackers na invasão de celulares de autoridades
O Congresso reagiu à prisão das quatro pessoas sob a acusação de invasão do celular do ministro Sérgio Moro e autoridades do Legislativo, Judiciário e do Executivo.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, divulgou nota em que afirma que os paralmanetares também vão investigar a ação dos hackers, durante a I Mista do Congresso Nacional para tratar das notícias falsas, as fake news.
De acordo com Alcolumbre, os temas estão correlacionados porque, segundo o senador, a ação indevida dos hackers leva ainda à produção de fake news, que só servem para gerar a confusão de informações e a manipulação da opinião pública.
À Rádio Nacional, o senador Humberto Costa, líder do PT, disse que a I Mista é necessária porque esse tipo de prática vem se reproduzindo e intensificando ao longo do tempo.
A MI, que estava parada, agora ganha força para ser instalada e os partidos indicarem seus membros.
Para o senador Álvaro Dias, do Podemos, é importante também desvendar se houve ou não mandantes ou o que ele chamou de patrocinadores, no caso dos hackers.
Em julho, o presidente do Senado determinou a abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito para apurar ataques cibernéticos e notícias falsas nas eleições de 2018.





