A Organização Mundial da Saúde declarou nesta quinta-feira estado de Emergência global de saúde por conta do coronavírus. A OMS fez o anúncio à imprensa em sua sede, em Genebra, na Suíça, após uma reunião com especialistas.
A mudança que eleva o alerta mundial em relação ao coronavírus indica que novas orientações devem ser anunciadas pelo organismo da ONU.
No Brasil, o anúncio da OMS foi informado aos jornalistas durante coletiva de imprensa no Ministério da Saúde. O secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, explica a nova orientação da OMS.
“Geralmente que se discute nessa situação são orientações relativas ao cuidado, medidas de precaução, então a gente tem que ver se houve alguma mudança. Orientações relativas ao trânsito de pessoas, à definição de casos. Por exemplo: nós já adotamos ontem que era toda a China [a origem do viajante doente], a OMS não tinha mudado ainda”.
O secretário informou ainda que o Brasil só mudará sua classificação de risco se algum caso for confirmado no país. Existem 3 níveis de alerta, hoje estamos no segundo, de perigo iminente para coronavírus.
Até agora, no Brasil, foram notificadas 43 ocorrências que podem ter ligação com o coronavírus. Nove casos estão classificados como suspeitos.
Apesar do número de casos suspeitos permanecer em nove, houve mudança nos estados onde ocorreram notificações. Cinco casos - no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina - foram descartados, mas cinco novas suspeitas foram incluídas para investigação, no Rio, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.
*Matéria alterada às 22h para inclusão de informações.





