Amapá flexibiliza atividades econômicas e vigilância em saúde reforça necessidade de cuidados
O Amapá entrou em uma nova fase de reabertura do comércio. Nesta segunda-feira (20), após quatro meses fechados, os shoppings da capital Macapá voltaram a receber consumidores. O decreto, que autorizou a medida, estabelece regras rígidas para a circulação de pessoas, com a obrigatoriedade do uso de máscara, o distanciamento social e a higienização constante.
Os estabelecimentos podem funcionar de meio dia às 20h. Por enquanto, cinemas e playgrounds devem permanecer fechados. Os cidadãos ou empresas que não cumprirem as determinações estarão sujeitos ao pagamento de multa.
Na última sexta-feira (17), bares, lanchonetes e restaurantes foram reabertos em Macapá. De acordo com o superintendente de vigilância em saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, a movimentação de pessoas no fim de semana gerou a necessidade de alerta para que a população reforce as medidas de segurança.
Segundo o governo do estado, a retomada gradual das atividades comerciais está sendo possível com a estabilização dos casos de coronavírus no Amapá. Dorinaldo Malafaia, destaca os principais cuidados necessários para evitar uma segunda onda de infecção pela Covid-19.
Até este domingo (19), o Amapá havia registrado mais de 33 mil e 700 casos confirmados de Covid-19 e 507 mortes pela doença. Cerca de 22 mil e 400 pacientes foram recuperados.





