Testes da vacina da Johnson & Johnson começam nesta quinta-feira no DF
Os testes da vacina da Johnson & Johnson contra a Covid-19 devem começar aqui no Distrito Federal nesta quinta-feira. Um total de 800 pessoas vão participar, sendo que 400 irão receber o imunizante e 400 um placebo, ou seja, uma substância sem efeito. As aplicações vão ocorrer até janeiro de 2021. A informação foi confirmada por Eduardo Freire Vasconcellos, que será o responsável pelos estudos no DF.
Até o momento, dos mais de 6 mil voluntários que se inscreveram para participar dos testes, 100 já aram nos exames prévios para integrar os estudos. Os selecionados serão divididos em quatro grupos: jovens saudáveis; aqueles com doenças pré-existentes; idosos saudáveis; e idosos com doenças prévias.
Os ensaios clínicos com a vacina da Jonhson estão na fase três, a última antes da liberação pelos órgãos reguladores. Em todo o mundo, 60 mil pessoas participam dos testes, também em outros países, como Índia, México, Colômbia, Chile, Bélgica e Ucrânia. No Brasil, são 7 mil voluntários.
O responsável pelos testes no DF, Eduardo Freire, acredita que a vacina possa estar pronta para comercialização no primeiro semestre de 2021.
No dia 12 de outubro, a empresa parou os testes mundiais com a vacina, depois que um dos integrantes do estudo apresentou uma doença inexplicada. Mas, após alguns dias, foi revelado que não havia ligação com o imunizante e os testes foram retomados. No dia 3 de novembro, a Anvisa liberou os testes aqui no Brasil.





