Ministério da Saúde distribui doses da vacina AstraZeneca/Oxford

O Ministério da Saúde começou a distribuição de dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, produzidas pelo laboratório indiano Sérum.
O primeiro estado contemplado foi o Rio de Janeiro, que sedia a Fiocruz, instituição responsável pela checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem das caixas com informações em português.
O estado recebeu 185 mil doses do imunizante, no início da noite desse sábado (23). Um carregamento com 132,5 mil doses também seguiu para o Amazonas e outras 72,5 mil para o Ceará.
Os demais estados e o Distrito Federal recebem as doses da vacina a partir deste domingo (24).
Toda a logística de distribuição está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
As primeiras doses da vacina Astrazeneca/Oxford foram aplicadas ainda nesse sábado.
O infectologista do Instituto Evandro Chagas da Fiocruz, Estevão Portela, foi o primeiro a receber a vacina. Seguido da também pesquisadora da instituição e médica pneumologista Margareth Dalcomo. Outros oito profissionais de saúde também foram imunizados.
Segundo o Ministério da Saúde, 100 milhões de doses do imunizante da Oxford foram encomendadas para serem distribuídas ainda neste primeiro semestre do ano.




