logo Radioagência Nacional
Saúde

Covid-19: Rio de Janeiro terá mais locais para testagem

Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
12/01/2022 - 14:53
Rio de Janeiro

Filas cada dia maiores e centros de testagem para covid-19 lotados na cidade do Rio de Janeiro. Diante disso, a prefeitura e o governo do estado resolveram ampliar a oferta de testes e de locais para a realização dos exames.

Nesta quarta-feira, a prefeitura abriu mais dois centros. Agora já são 13 unidades com capacidade de fazer testes e atender pessoas com sintomas de gripe, como febre, calafrios, tosse, coriza, dores de garganta e de cabeça, e alteração no olfato e paladar. Os testes também podem ser feitos nos postos de saúde e clínicas da família. Ao todo, o município oferece 41 mil testes por dia e não há necessidade de agendamento.

E também a partir desta quarta-feira, funcionários de outros órgãos do município poderão ajudar no centros de testagem e vacinação. Vão receber pra isso uma gratificação de R$ 100 por dia. A autorização está no decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado no Diário Oficial do Rio. De acordo com o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, há muitos servidores da saúde afastados por terem contraído a covid-19.

Nesta terça, a cidade bateu o recorde de 9.315 testes positivos para a covid. Já o governo do estado aumentou para três mil a disponibilidade de testes rápidos nos nove centros abertos na capital. Os testes devem ser agendados pelo site da Secretaria de Estado de Saúde. 

Muitas pessoas, no entanto, tem reclamado que não estão conseguindo vagas. A Secretaria de Estado de Saúde já solicitou ao Ministério da Saúde mais 2,1 milhões de testes, que devem chegar na próxima semana. Destes, 900 mil ficarão no município do Rio. O restante será distribuído para outros municípios.

x