Com a ampliação da vacinação da quarta dose contra a covid-19 nesta semana para pessoas acima de 50 anos e profissionais da saúde, alguns postos de saúde no país registram falta de doses.
Nesta manhã, o monitoramento da prefeitura de São Paulo apontava quatro postos com falta de vacinas, todos na zona sul da cidade. Por meio de nota, o governo do município informou que os postos estão orientados a fazer a imunização com as vacinas disponíveis e que, em caso de desabastecimentos pontuais de vacinas, as unidades devem realizar remanejamento.
Além da capital paulista, houve registro de falta de vacinas também em alguns postos no Distrito Federal. Nesse caso, a Secretaria de Saúde do DF informou que tem estoque de mais de 180 mil vacinas da Coronavac disponíveis para a quarta dose, e as doses da Pfizer, pouco mais de 22 mil doses, estão reservadas para gestantes, puérperas e imunossuprimidos. A pasta informou ainda que mais vacinas foram solicitadas ao Ministério da Saúde.
Já em Porto Alegre, a Secretaria municipal de Saúde informou que, apesar da autorização do Ministério da Saúde, ainda não ampliou a vacinação da quarta dose para pessoas acima de 50 anos, pois só tem doses suficientes para atender as pessoas acima de 60 anos.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que não há pendências na entrega de vacinas e que irá finalizar, nesta quarta-feira, o envio de mais de 8,3 milhões de doses da vacina da Pfizer aos estados.
Nesta semana houve a ampliação da vacinação da quarta dose para pessoas acima de 50 anos, além disso, desde a semana ada, adolescentes a partir de 12 anos também podem tomar a terceira dose de reforço. Em ambos os casos é necessário um período de pelo menos quatro meses desde a última dose para tomar uma nova dose de reforço.
*Com produção de Dayana Victor
Sâmia Formiga Mendes




