logo Radioagência Nacional
Saúde

Brasil terá três médicos por mil habitantes ainda em 2025

Projeção faz parte do estudo Demografia Médica no Brasil 2025
Baixar
Leandro Martins, da Rádio Nacional
30/04/2025 - 18:06
São Paulo
Rio de Janeiro (RJ), 24/04/2025 – Novos médicos do Programa Mais Médicos durante visita no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
© Fernando Frazão/Agência Brasil

O Brasil terá três médicos por mil habitantes ainda em 2025, proporção maior do que no Japão, Canadá e Estados Unidos. E as mulheres já são a maioria no país: quase 51% dos profissionais. É o que aponta o estudo Demografia Médica no Brasil 2025, que apresentou, nesta quarta-feira (30), dados sobre a oferta, formação, especialização e exercício da medicina no país. 

A pesquisa apontou também a distribuição de médicos por cidade. E revelou uma disparidade: 58% dos médicos estão nos 48 municípios mais populosos do país, com mais de 500 mil habitantes cada, que correspondem a um terço da população brasileira. Já outras 4.900 cidades brasileiras, que somadas tem outro terço da população, contam com apenas 8% dos médicos.

O professor Mauro Scheffer, do departamento de Medicina Preventiva da Universidade de SP, fala sobre o desafio na distribuição dos médicos pelo Brasil nos próximos dez anos.

Também foi relatado aumento de cursos de Medicina no Brasil. Entre os anos de 2004 e 2013, houve quase setecentas vagas adicionais por ano nos cursos de medicina. Uma década mais tarde, entre 2014 e 2024, a oferta de novas vagas se multiplicou para 11 mil, somadas as universidades públicas e privadas. Já o concorrido vestibular para ingressar em cursos de medicina ficou menos difícil. A disputa por uma vaga caiu de 46 para 18 candidatos nos últimos dez anos.

O estudo Demografia Médica no Brasil 2025, foi feito pelo Ministério da Saúde, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e a Associação Médica Brasileira. O objetivo é utilizar os dados coletados para ajudar na formulação de políticas públicas de saúde, para a melhoria da formação médica e para a garantia de um atendimento de qualidade para a população.

x