logo Radioagência Nacional
Segurança

PF combate quadrilha especializada em fraudes bancárias contra a Caixa

Operação foi deflagrada em municípios do Rio de Janeiro.
Baixar
Carolina Pessoa – Repórter da Rádio Nacional
17/04/2025 - 11:14
Rio de Janeiro
Fachada da Caixa Econômica Federal
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, a Operação Estorno Final. O objetivo é desarticular uma associação criminosa especializada na prática de fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal. Na ação, policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Arraial do Cabo, Búzios e Niterói.

De acordo com as investigações, o prejuízo causado à instituição financeira é de aproximadamente R$ 180.000. Os investigados estariam envolvidos em fraudes praticadas em agências de Búzios, Cabo Frio e Rio das Ostras, com suspeita de que o grupo também tenha participação em golpes aplicados em outras agências bancárias.

Os investigados se dirigiam às agências da Caixa com documentos falsos, se ando pelas vítimas, para abrir contas e contratar empréstimos na modalidade “Antecipação Saque Aniversário FGTS”, que consiste em um empréstimo que permite ao trabalhador antecipar o valor do saque-aniversário do FGTS em até dez parcelas anuais.

A investigação foi iniciada após a Polícia Federal receber uma comunicação da própria instituição financeira. Os investigados responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas máximas que, se somadas, podem chegar a oito anos de reclusão.
 

x